quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PCE-ESCS Estudo de caso- Sífilis Gestacional e Congênita.

PCE, Eletivas! Jan/2011!
Vigilância Epidemiológica!
RN da R.K.F. VDRL Reagente, 1:32, iniciou o pré-natal no terceiro trimestre, tratou sífilis terciária 10 dias antes do parto.Parceiro desconhecido.
Esclarecimento do caso:
A paciente deveria ter começado o pré-natal assim que foi diagnosticado a grávidez, e assim ter iniciado o tratamento de sífilis, caso já tivesse contraído.
O tratamento da sífilis é adequado quando termina 30 dias antes do parto e tenha sido administrado dose corretas em períodos necessários, segundo o protocolo.
O tratamento da R.K.F. estava em andamento quando o parto venho a acontecer. Conduta:Realizar o tratamento do RN durante 10 dias com Penicilina G Cristalina 50 mil UI/Kg, Intravenosa, 12/12hr (nos primeiros 7 dias de vida) e 8/8hr (após 7 dias de vida), durante 10 dias e relizar oseguimento:
Consultas ambulatoriais mensais até o 6º mês de vida e bimensais do 6º ao 18º mês; Realizar VDRL com 1 mês,3,6,12 e 18 meses de idade, interrompendo o seguimento com dois exames consecutivos de VDRL negativos; Realizar TPHA, FTA-Abs ou Teste rápido ( treponêmico) para sífilis apartir os 18 meses de idade para confirmação do caso; Caso sejam observados sinais clínicos compatíveis com a ingecção treponêmica congênita, deve-se proceder à repetição de exames sorológicos, ainda que não esteja no momento previsto acima; Diante de elevação do título sorológico ou da sua não negativação até os 18 meses de idade, reinvestigar o paciente e proceder ao tratamento; recomenda-se o acompanhamento oftalmológico semestral por 2 anos; Nos casos em que o LCR mostrou-se alterado, deve ser realizada uma reavalização liquórica a cada 6 meses até a normalização do mesmo; alterações persistentes indicam avaliação clínico-laboratorial completa e tratamento; Nos casos de crianças tratadas de forma inadequada, na dose e/ou tempo do tratamento preconizado, deve-se convocar a criança para reavaliação clínico-laboratorial, ereiniciar o tratamento da criança, obedecendo aos esquemas anteriormente descritos. Tratamento da mãe, Penicilina G Benzatina 7.200.000 UI, I.M., 1.200.000 UI em cada glúteo até completar o ciclo, intervalo de 1 semana. Terminar o ciclo mesmo tendo ocorrido o parto.
Após 30 dias da realização do tratamento, realizar VDRL para verificar a titulação.
Buscar o parceiro para tratamento e realiza-lo concomitantemente.

Obs: Caso tenha alergia a penicilina
Usa-se Eritromicina (estearato) 500 mg-1 comp 6/6hr, via oral, por 15 dias (sífilis recente) ou 30 dias (sífilis tardia). O seu uso não é tão efetivo quanto a penicilina, pois não atravessa a barreira transplacentária, e consequentemente não trata o feto.
Top of Form
Bottom of Form

Nenhum comentário:

Postar um comentário